Foto: Renan Mattos (Diário)
Com a instalação de contêineres específicos, tenta-se implementar a coleta seletiva em Santa Maria. Porém, ela ainda não funciona de forma efetiva. Com 10 coletores instalados, um projeto-piloto busca observar o comportamento dos cidadãos em relação à separação do lixo. A intenção de instalar um total de 100 unidades foi reforçada com o anúncio de renovação do contrato entre a prefeitura e a empresa Cone Sul, responsável pela coleta conteinerizada na cidade.
Prefeitura ainda não tem prazo para concluir o asfalto na estrada de Pains
Até agora, os equipamentos de cor laranja, que foram colocados em algumas ruas, estão funcionando de forma experimental. Porém, a proposta do Executivo, e conforme o contrato, é colocar os 100 coletores em operação. Os outros 90 equipamentos estão prontos, pintados e guardados em um depósito da empresa. Segundo o gerente da Cone Sul, Ricardo Muradás, aguardam decisão da prefeitura para dar continuidade à implantação dos equipamentos. O contrato entre a empresa e a prefeitura vence hoje e segundo as partes será renovado por mais um ano no valor de R$ 399 mil.
Segundo a prefeitura, o contrato será assinado oficialmente na próxima semana em função da agenda do prefeito. O que ainda não está decido é quando será implantada efetivamente a coleta seletiva na cidade. Isso, conforme Muradás, depende da Secretaria de Meio Ambiente.
Quase 100 famílias devem ser removidas de casa no bairro Itararé
- O problema é que, para colocar esses 90 para rua, existem outros fatores que precisam ser trabalhados antes, como horário de coleta, horário de funcionamento do aterro, trânsito no centro. A minha capacidade operacional está limitada em virtude de vários outros fatores. É muita questão operacional. Enfim, tem a questão de horário, não podemos atrapalhar o trânsito, a disposição para depositar no aterro, essas coisas do dia a dia - explicou Ricardo.
O gerente da empresa comenta também que, desde 2016, quando a Cone Sul começou a operar na cidade, cita um grande problema: a população deposita sofá ao lado das unidades, material inadequado dentro dos contêineres e resíduo de construção.
Confira onde estão instalados os contêineres seletivos de cor laranja:
LOCAIS
- Avenida Fernando Ferrari, em frente ao número 1.210 (Bairro Nossa Senhora de Lourdes)
- Rua Euclides da Cunha, esquina com a Avenida Nossa Senhora das Dores, em frente ao número 1.986 (Bairro Nossa Senhora das Dores)
- Rua General Neto, em frente ao número 538 (Bairro Nossa Senhora das Dores)
- Rua Benjamin Constant, ao lado do número 1.044 (Bairro Centro)
- Rua Venâncio Aires, junto ao Centro Administrativo Municipal (Bairro Centro)
- Rua do Acampamento, em frente ao número 65 (Bairro Centro)
- Rua Appel, em frente ao número 64
- (Bairro Nossa Senhora do Rosário)
- Rua Serafim Valandro, entre a Rua Andradas e a Rua Silva Jardim
- (Bairro Centro)
- Rua Venâncio Aires, em frente ao Hotel Itaimbé, 2.741 (Bairro Centro)
- Rua Duque de Caxias, em frente ao número 1.295 (Bairro Bonfim)
DESTINAÇÃO
- Coleta de resíduos secos, como papéis, plásticos, papelões, livros, jornais, revistas, latinhas de alumínio e outros tipos de lixo seco
INFORMAÇÕES
- Pelo telefone (55) 3921-7138